Benefícios da Automação do Active Directory
Com a automação de tarefas do AD, você agiliza a gestão de identidades e acessos, reduz os erros operacionais e libera suas equipes para atividades de maior valor agregado.

18/04/2022



O gerenciamento do Active Directory é uma das funções mais importantes na Gestão dos Serviços de TI. Processos manuais geram custos excessivos de administração, erros operacionais e falta de padronização, que geram brechas na segurança da informação.

O que faz com que o AD seja potencialmente perigoso é sua má administração, e isso é muito mais provável quando a administração é feita manualmente, como acontece em empresas de todos os tipos e tamanhos.

Os problemas da administração manual do Active Directory

O principal motivo pelo qual a administração manual do AD pode gerar consequências desagradáveis é o alto risco de falha humana, seja ela deliberada ou acidental.

Um erro na atribuição de privilégios a um usuário pode causar desde um pequeno transtorno, como não conseguir acessar uma pasta ou sistema a que deveria ter acesso, ou até mesmo um erro de maior escala, com a concessão incorreta de acesso de um usuário ao sistema financeiro de sua empresa, colocando em risco diversas informações sigilosas da companhia.

As falhas humanas não são os únicos pontos de risco para um Active Directory gerido de forma manual, mas até mesmo o analista mais apegado à administração manual vai concordar que mitigar esse ponto crítico, por meio da automatização, é com certeza um grande benefício.

Outro ponto crítico na administração manual do AD são os usuários criados nos grupos de Administradores. É totalmente desaconselhável a existência de usuários além do Administrador de Domínio padrão neste grupo, no entanto, essa é uma prática comum em muitas empresas, seja na tentativa de agilizar algum processo ou apenas por falta de conhecimento técnico.

O fato é que, a existência desses usuários dentro dos grupos de Administradores é um prato cheio para pessoas mal-intencionadas e invasores da rede, uma vez que a partir dessa falha o invasor pode ter acesso a permissões elevadas, como as de administradores de domínio, e dessa forma causar grandes prejuízos.

Mais um problema comum, principalmente em empresas com um grande número de usuários, e especialmente naquelas com alta rotatividade de funcionários, é a remoção de acessos de colaboradores desligados. Uma boa prática é realizar essa limpeza periodicamente reduzindo o número de contas fantasma (ghost users).

Segundo um estudo publicado pela Varonis feita com 130 empresas, até 34% das contas avaliadas poderiam ser classificadas como contas fantasmas. Considerando que, ainda por este estudo, 21% das pastas são compartilhadas com toda a empresa, o uso inadequado de uma conta fantasma representa uma grande falha de segurança, que dificilmente poderá ser identificada por uma auditoria.

Principais benefícios da automação do Active Directory

Com a automatização de tarefas repetitivas do AD, além de reduzir os danos causados por falhas humanas em sua administração, as equipes de TI podem focar em tarefas de maior valor agregado à empresa.

Dentre os diversos benefícios que a automação do AD proporciona, podemos destacar:

  • Produtividade: Redução ou eliminação de tarefas repetitivas;

  • Assertividade: Redução de erros operacionais;

  • Segurança: Redução dos riscos de invasão;

  • Rastreabilidade: Auditoria completa de eventos;

  • Agilidade: Processos mais ágeis;

  • Custo: Redução de custos operacionais.

Gerir o Active Directory manualmente, demanda muito das equipes de TI. Exemplo disso é o reset de uma senha, que tem custo médio de US$ 70, segundo o Forrester e, de acordo com o Gartner, gera de 20% a 50% de todas as solicitações atendidas em um Help Desk!

Automação via Scripts: alternativa paliativa

Uma tentativa de automatização do AD muito comum é o uso de scripts que automatizam tarefas variadas, porém existem alguns problemas com essa abordagem, que reforçam que a opção por uma aplicação dedicada à automação, é muito mais seguro e vantajoso.

Isso porque a criação de scripts depende de um profissional qualificado para garantir a integridade do código e assim assegurar que, não apenas o script funcione como desejado, mas que também é seguro. O problema é que para isso este profissional terá uma grande parte do seu tempo e energia voltados à criação e manutenção destes scripts, ao invés de estar focado em atividades mais críticas

Outro problema que pode surgir dessa abordagem é a documentação, ou, como infelizmente é tão comum: a falta de documentação.

Sem uma boa documentação todo o trabalho criado pelo profissional em seu período na empresa vai embora junto com ele após a sua saída, já que quase sempre é muito mais caro e demorado tentar recuperar um trabalho dessa forma, mostrando novamente que o melhor caminho é buscar por uma aplicação que, uma vez implementada, conta com uma vasta documentação e também com o suporte do desenvolvedor.

Por isso, a automação da gestão do Active Directory só trará resultados significativos, se feita com o apoio de um software dedicado.

Automação com Requestia IAM: Solução Dedicada

O Requestia IAM é uma solução de Gestão de Identidades e Acessos altamente flexível, robusta e poderosa, que se adapta às necessidades e regras de negócio da sua empresa, automatizando o seu Active Directory e agilizando processos, tornando o ambiente muito mais seguro e transparente aos administradores.

Com o Requestia IAM sua empresa pode contar com diversos benefícios, como:

  • Simplificação da Gestão de Dados do AD: realize o gerenciamento de dados no Active Directory por meio de uma interface de autosserviço;

  • Gerenciamento do ciclo de vida dos acessos: agilize os processos de onboarding e offboarding e tenha total controle do ciclo de vida de acessos de funcionários, terceiros e prestadores de serviço;

  • RBAC: tenha um controle de acesso baseado em funções, estruturando e padronizando os perfis de acessos;

  • Segregação de funções: promova a segurança dos acessos e facilite auditorias;

  • Rastreabilidade: a rastreabilidade fica muito mais transparente e assertiva em um ambiente automatizado de acordo com as regras de negócio.

Automatize sua Gestão do Active Directory com Requestia IAM!

Conteúdos relacionados

Benefícios do Requestia IAM

Garanta a conformidade com políticas e auditorias com eficiência e agilidade. Promova a segurança das informações de sua empresa e transforme a gestão de acessos do seu negócio.

O que é Gestão de Identidades e Acessos (IAM)?

Entenda o que é o IAM e como sua adoção colabora para segurança, agilidade e transformação digital de uma organização.

Ler

6 Benefícios de Adotar o Requestia IAM para Gestão de Identidades e Acessos na sua Empresa

O Requestia IAM é uma solução altamente flexível e configurável, que se adapta às necessidades da sua empresa, gerando autonomia, transparência e segurança nos seus negócios.

Live the Requestia experience

Everything you need to transform your business processes.

Some of the benefits:


  • End-to-end automation
  • Integration with diversities corporative applications
  • Customizable application
  • Low-code development
  • Quick implementation
  • Easy to config
  • Multilingual solutions

Request a demo.

No red tape. No commitment.

Entre em contato conosco agora mesmo.

O campo 'Politica de Privacidade' é obrigatório
O campo 'Autorizo a Requestia a entrar em contato' é obrigatório

Fale com Vendas