O que é Gestão de Identidades e Acessos (IAM)?
Entenda o que é o IAM e como sua adoção colabora para segurança, agilidade e transformação digital de uma organização.

20/04/2022



Fica mais evidente a cada dia a importância de uma boa Gestão de Identidades e Acessos dentro das empresas, independentemente do setor de atuação e até mesmo do número de funcionários. Portanto, é fundamental entender o que é o IAM e como sua adoção colabora para segurança, agilidade e transformação digital de uma organização.

O que é Gestão de Identidades e Acessos (IAM)?

Para entender o que é o IAM, podemos começar pela própria sigla, que vem do inglês Identity and Access Management, ou Gestão de Identidades e Acessos, em português. Podemos dividir o IAM em três partes, sendo a primeira delas a Identidade.

A Identidade aqui é a representação de um indivíduo, que pode ser um funcionário interno, um funcionário terceirizado ou até mesmo um parceiro, o importante é compreender que a identidade é única. O ideal é que não existam duas identidades diferentes atribuídas a um mesmo indivíduo, ou até mesmo dois indivíduos com a mesma identidade – ainda que muitas vezes não seja o que encontramos na prática dentro das empresas.

A segunda parte que define o IAM é o Acesso, que diz respeito aos acessos a pastas e arquivos compartilhados, e a sistemas e serviços. É muito comum que existam repositórios de uso coletivo, em que colaboradores de diferentes áreas possuam acesso, ou também que existam determinadas pastas e sistemas com permissões mais restritas e que exijam acesso com maiores privilégios. Nesses casos, acessos privilegiados demandam uma maior atenção, pois, quando concedidos a usuários que não precisam ou que não deveriam tê-los, podem colocar em risco informações importantes da empresa, o que reforça, ainda mais, a importância da terceira parte: a Gestão.

É só a partir de uma Gestão de Identidades e Acessos rigorosa e bem alinhada às regras de negócio, que é possível garantir a segurança das informações.

Base de Identidades e Acessos

Para realizar uma boa Gestão de Identidades e Acessos é imprescindível que a Base de Identidades e Acessos seja bem estruturada e robusta, a fim de assegurar um processo assertivo. Uma boa Base de Identidades e Acessos possibilita que as informações acerca de todas as Identidades e Acessos estejam disponíveis e sejam confiáveis, assim sendo possível saber:

• Quando foi solicitada a criação de um usuário
• Quando e por quem foi aprovada a criação
• Quando foi criado este usuário
• Quais acessos foram atribuídos
• Quando o acesso irá expirar, caso seja temporário
• Quando o acesso foi desativado

Com estas informações, fica muito mais simples saber quais acessos um usuário possuía em determinada data, e assim analisar todas as Concessões e Revogações que ocorreram ao longo do Ciclo de Vida deste usuário.

Por falar em Ciclo de Vida de uma conta, este também é um ponto de atenção muito importante no que tange a Gestão de Identidades e Acessos de uma empresa. O Ciclo de Vida pode ser compreendido em quatro momentos principais:

1. Solicitação
2. Aprovação
3. Concessão
4. Revogação

A Solicitação se refere ao momento em que é feito um pedido para a criação de uma conta de usuário. O mesmo vale para os processos de Aprovação. A maneira como esses processos são feitos, está diretamente ligada às regras de negócio de cada empresa.

Já o processo de Concessão diz respeito àquilo que a Identidade tem permissão de acesso, que é interrompido com a Revogação, ao fim do Ciclo de Vida de uma conta.

Todos esses processos podem ser feitos de forma manual, ou melhor, de forma automatizada. A automação pode ser feita por meio de APIs, ou RPA. Com a automação, gerenciar o Ciclo de Vida de uma conta é muito mais seguro, ágil e barato, uma vez que não será necessário alocar diversos profissionais exclusivamente para este propósito.

Segurança e Agilidade com RBAC

O Controle de Acessos Baseado em Funções, ou Role-based Access Control (RBAC), é uma importante disciplina que compõe uma Gestão de Identidades e Acessos.

O RBAC garante que usuários acessem unicamente níveis que pertencem, isso é, se um usuário faz parte de um grupo de atendimento a clientes, por exemplo, este mesmo usuário não poderá acessar a rede do RH.

Dessa forma o RBAC promove um aumento de segurança para toda rede da empresa, mitigando diversos problemas, como o uso de dispositivos USB com softwares maliciosos.

Benefícios da adoção da Gestão de Identidades e Acessos (IAM)
Com a adoção da Gestão de Identidades e Acessos, você protege o seu negócio, certificando que as pessoas certas tenham o acesso certo, no momento certo. Além disso, você garante maior agilidade aos seus processos de negócio e conformidade a diferentes regulamentos, como a LGPD.

Etapas importantes para um programa de IAM bem estruturado

Para dar início a um programa de IAM, alguns pontos são fundamentais. No artigo, “5 etapas simples para um programa de IAM de sucesso”, a consultoria Gartner apresenta uma visão importante sobre o que é fundamental para garantir o sucesso do programa, que são:
1. Identificar as partes interessadas do programa;
2. Procurar representantes confiáveis das partes interessadas;
3. Gerar capital político para o programa;
4. Formular uma visão coletiva;
5. Estabelecer um consenso de trabalho e refinar continuamente o programa de IAM.

Ainda segundo o Gartner “os líderes responsáveis pelo IAM devem criar uma visão organizacional compartilhada, estabelecendo o escopo, os objetivos e as prioridades de seus programas de IAM. ”.
Estes cinco pontos indicados pelo Gartner servem como um roteiro para dar início e sustentação ao programa de IAM.

Simplifique sua Gestão de Identidades e Acessos com o Requestia IAM


Fazer a Gestão de Identidades e Acessos da sua empresa é um passo muito importante, não apenas para a Transformação Digital do seu negócio, mas também para atender uma demanda cada vez maior por segurança das informações em todo mundo, por isso, contar com uma solução de IAM que simplifique esse trabalho, é fundamental.

Com o Requestia IAM você entrega muito mais eficiência e agilidade aos seus processos, automatizando a criação e manutenção das Identidades e do gerenciamento dos Acessos, reduzindo drasticamente as demandas do Service Desk. O Requestia IAM é uma solução altamente flexível e configurável, que se adapta às necessidades da sua empresa, gerando autonomia, transparência e segurança nos seus negócios.

Inicie hoje seu programa de Gestão de Identidades e Acessos, com o Requestia IAM!

Conteúdos relacionados

Blog Post - 18/04/2022

Reconciliação e Atestação de Acessos

É indispensável que a aplicação de IAM utilizada realize a Reconciliação e a Atestação dos Acessos, pois, somente dessa forma ela estará de fato promovendo a Transformação Digital.

Ler

Blog Post - 18/04/2022

Benefícios da Automação do Active Directory

Com a automatização de tarefas repetitivas do AD, além de reduzir os danos causados por falhas operacionais em sua administração, as equipes de TI podem focar em tarefas de maior valor agregado à empresa.

Ler

Blog Post - 18/04/2022

Autenticação Multifator (MFA)

Saiba como a Autenticação Multifator (MFA) é fundamental para a segurança da sua empresa, além de reduzir o tempo e custo de implementação desta funcionalidade, uma vez que não se faz necessário contratá-la de terceiros.

Ler

Viva a experiência Requestia

Tudo que você precisa para transformar seus processos de negócios.

Alguns Benefícios:


  • Automação de ponta a ponta
  • Integração com diversas aplicações corporativas
  • Aplicação personalizável
  • Low-code development
  • Rápida implementação
  • Fácil configuração
  • Solução multilíngue

Solicite uma demonstração agora.

Sem burocracia. Sem compromisso.

Entre em contato conosco agora mesmo.


Fale com Vendas